Equipe Change

Carlos Temperini

Sócio Fundador

Graduado em Psicologia, com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas (Mackenzie), Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), Formação em Psicanálise e os Sintomas Contemporâneos (Praxxi), Mestre em Psicologia (PUC-SP) e Doutor também em Psicologia (PUC-SP) com extensão de 12 meses na Seattle University (EUA).

Em 2014 recebeu o título de Especialista em Psicologia Clínica e Organizacional pelo Conselho Federal de Psicologia. É qualificado internacionalmente para aplicação e manuseio dos instrumentos de personalidade MBTI – Myers Briggs Type Indicator, OPQ32, Verify e MQ. Possui formação internacional em Coaching Integrado (Integrated Coaching Institute) e também na metodologia The Human Element pelo Instituto Schutz 2016 (Nova Iorque). É professor universitário de cursos de Graduação e Pós Graduação. Ocupou posições de liderança dentro da área de Recursos Humanos em empresas como: Banco PanAmericano, AT&T Latin America, Whirlpool Latin America e Grupo Abril.

Experiência como consultor de desenvolvimento organizacional, change management, facilitador de team buildings, estratégias de clima, estratégias de RH, incluindo planos de sucessão e treinamentos comportamentais e de negócios. Atua como consultor / facilitador de programas nacionais e internacionais de desenvolvimento de pessoas.

Já apresentou trabalhos em Congressos na Argentina, Brasil, Croácia, Estados Unidos, Malásia, Portugal e na Suécia.

Consultores Associados

Rodrigo Brites

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP – FGV), MBA em Gestão Corporativa (EAESP – FGV), Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), atualmente cursa Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal. Possui formação na metodologia The Human Element pelo Instituto Schutz 2017 (Nova Iorque). Ocupou posições de liderança, com foco na reestruturação de times e áreas, criação de novos negócios e ganhos de produtividade em empresas como: Editora Abril, CitiGroup, Whirlpool, Nike e adidas; além de prestar serviço como consultor autônomo em diferentes projetos de startup e comércio digital. Com perfil empreendedor e generalista, possui experiência em Procurement, Desenvolvimento Organizacional, Inovação, Planejamento Estratégico, Finanças, Business Intelligence, Criação de Indicadores de Performance e Desenvolvimento de Times.

Gustavo Thron

É graduado em Engenharia de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e formação em Dinâmica e Funcionamento dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Possui mais de 10 anos de experiência em planejamento comercial, business intelligence, análise de negócios, sistemas de suporte à tomada de decisão, criação de KPIs e desenvolvimento de métricas, busca e organização de dados, análise de negócios, automação de relatórios, visualização de dados e projetos de melhoria. Atuou em áreas estratégicas de bancos, seguradoras como: Banco Santander, Banco Itaú e Porto Seguro. Atua como consultor em projetos de business intelligence, data analytics e visualização de dados. Além disso desenvolve programas educacionais presenciais e online voltados para o ensino de análise de dados, informações gerenciais e business intelligence.

Raquel Menezes

Raquel Menezes Carletti é Engenheira de Produção Mecânica formada pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Mestre em Administração pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Em 10 anos de atuação como executiva de Recursos Humanos desenvolveu perfil generalista com experiência nos subsistemas de Educação Corporativa, Desenvolvimento Organizacional, Business Partner, Remuneração, Benefícios e Gestão de Expatriados. Em sua carreira de consultoria, atua com sua visão holística da cadeia de valor com vivência em projetos de Change Management, reestruturações organizacionais, melhoria de processos com foco na filosofia LeanThinking e como Gerente de Projetos.

Priscilla Laprega

Priscilla Laprega é graduada em Publicidade e Propaganda e com MBA Executivo em Gestão de Vendas na Universidade Anhembi Morumbi. Possui mais de 10 anos de experiência em gestão por processos e projetos com foco em aumento de produtividade, redução de custos e transformação de negócios nos seguintes segmentos: educacional, telecomunicações e energia elétrica. Atuou especialmente nas seguintes Unidades de Negócio no segmento elétrico: Geração (hídrica e térmica), Distribuição e Comercialização. Atuação pontual em outras áreas corporativas: CSC - Centro de Serviços Compartilhados, Atendimento a Clientes, Ouvidoria, Gestão de Pessoas, Folha de Pagamento, Tecnologia da Informação, Jurídico. Premiada em 1º lugar em 2014 no Programa de Inovação “Imentors 2.0” da empresa EDP Energias do Brasil com o tema da Eficiência Operacional e desenvolvimento de práticas inovadoras e sustentáveis nos processos do dia a dia.

Luiz Freesz

Graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e é certificado Blackbelt em Lean Six Sigma. Possui mais de 10 anos de experiência profissional, atuando com projetos de melhoria contínua, mapeamento de processos, diagnóstico organizacional e implantação de Centros de Serviços Compartilhados. Passou por inúmeras implantações de projetos e atuou diversas vezes no gerenciamento para a implementação. Passou por empresa do segmento hospitalar (Hospital Odilon Behrens), posteriormente pelo setor de energia (Energ Power), transportes ferroviários (GE), empresa de bens de capital (Delp Engenharia) e posteriormente fez parte da implementação do CSC do Grupo Oncoclínicas e gerenciamento do setor de melhoria contínua. A diversidade de experiências proporcionou uma visão ampla de negócios o que facilita a sua posição de consultor.

Mariana Ferreira

Graduada em Administração de Empresas pelo Insper São Paulo, também cursou Economia pelo Ibmec Minas Gerais. É especialista em Design pela Escola PanAmericana de Arte e Design de São Paulo. Há mais de treze anos atua em áreas de negócio e em Recursos Humanos com experiência adquirida em empresas de grande porte como: Whirlpool, Danone e Grupo Fleury. Passou pelas áreas de Marketing Online, Vendas, Logística, utilizando metodologia Six Sigma (Certificada Green Belt). Como executiva de Recursos Humanos possui perfil generalista com experiência nos subsistemas de Desenvolvimento Organizacional e como Consultora de Negócios liderou uma série de projetos com foco em melhoria contínua utilizando a metodologia de Change Management e Six Sigma.

Helena Meirelles

Helena Almeida é graduada em Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), com mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Possui grande experiência em gerenciamento de projetos, liderando projetos de manufatura, de desenvolvimento de produtos e sendo responsável pelo Plano Diretor de uma grande unidade fabril. Também possui ampla experiência no desenvolvimento de Planos de Marketing, sendo responsável pela definição do direcionamento estratégico do negócio, bem como por importantes lançamentos de produtos. Passou por empresas como Whirlpool S.A. e 3M do Brasil.

Stela Sachs

É jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e pós-graduação em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero. Possui também, formação em Gestão de Recursos Humanos pela New York University. Há mais de dez anos atua por uma comunicação empresarial de engajamento, voltada para a estratégia do negócio, com experiência adquirida em empresas multinacionais de grande porte, como Embraer e Whirlpool Latin America. Certificada Black Belt na metodologia Six Sigma, liderou projeto que resultou em aumento de 23 pontos percentuais na percepção da atuação estratégica da área de Comunicação por parte da liderança na Whirlpool. Atuou como consultora em projetos de Desenvolvimento Organizacional, Change Management e Comunicação para empresas como Embraer, Votorantim Industrial, MSD Farmacêutica, Solaris e CEMIG.

Sílvia Ribeiro

Psicóloga, Psicodramatista, especializada em Sociopsicologia (FESP-SP), mestra em Psicologia Social e pesquisadora doutoranda do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUC-SP. Mais de 10 anos de atuação em educação corporativa com ênfase em comunicação empresarial e desenvolvimento humano - análise e desenvolvimento organizacional, elaboração e aplicação de programas de treinamentos comportamentais/vivenciais com foco em desenvolvimento de equipes e lideranças, elaboração e aplicação de jogos, implantação de programas participativos tais como: Liderança, Formação de Multiplicadores do Conhecimento, Diversidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Orientação de Carreira, Coaching em Grupo, entre outros.